O Jornal da Cidade
Sesab lança Campanha Novembro Azul com ações para a saúde do homem em todo o estado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inicia a campanha Novembro Azul com uma programação ampla voltada à saúde integral do homem, focando na prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata e o diabetes. As atividades ocorrem ao longo de todo mês, tanto na capital quanto no interior, incluindo palestras, rodas de conversa, consultas especializadas e exames.
"A saúde do homem vai além do consultório e deve ser uma preocupação contínua. Queremos romper com estigmas e fortalecer a busca por autocuidado e prevenção", afirma a secretária de saúde, Roberta Santana. "Esse é o nosso compromisso: aproximar os homens dos serviços de saúde e garantir que tenham acesso a um atendimento integral e de qualidade", salientou.
Com o objetivo de reforçar a atenção integral à saúde masculina, destacam-se entre as ações da campanha a oferta de consultas com urologista e exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) no Ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos, e de consultas de ginecologia e mastologia para homens transexuais e pessoas não-binárias, no Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos.
A campanha abrange toda a Bahia, incluindo unidades de saúde do interior, a exemplo da Policlínica de Vitória da Conquista, que promoverá consultas de urologia e atividades educativas. Com o apoio de parceiros, a Sesab ampliará o alcance da campanha, incentivando os homens a cuidarem da saúde de forma preventiva e contínua.
Também contarão com ações no âmbito do Novembro Azul unidades como o Hospital Geral do Estado, Hospital Especializado Mário Leal e Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), em Salvador; o Hospital Geral de Camaçari; o Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas; o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas; o Hospital Geral do Oeste, em Barreiras; e o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba.
Hospital Regional de Itaberaba realiza novo mutirão de exames
Com alta adesão no primeiro mutirão desde que a Santa Casa Ruy Barbosa assumiu a gestão do Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu (HRPP), em Itaberaba, a unidade realizou mais uma ação na segunda-feira (28).
Durante o novo mutirão foram realizados 108 exames de laboratório no turno da manhã, enquanto pela tarde foram atendidos 85 pacientes para a realização de eletrocardiograma.
Ao oferecer tais serviços com regularidade, o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu reconhece a necessidade de ampliar o acesso aos serviços de saúde à população da região. Tendo isto em vista, a previsão é que outros mutirões sejam realizados.
Outro importante avanço no HRPP é a ampliação dos serviços ambulatoriais. Na unidade, a população conta com atendimentos de cardiologia, clínico-geral, cirurgia-geral, cirurgia pediátrica, neurologia, urologia, ortopedia, além de exames de ultrassonografia, raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma e tomografia.
Hospital Ortopédico do Estado da Bahia promove ação temática para as crianças
Doces ou travessuras? O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia vai levar para dentro da unidade a famosa brincadeira do Dia das Bruxas. Nesta quinta-feira (31), a equipe multidisciplinar da unidade organiza uma ação com entrega de doces, música, dança, brincadeiras e pinturas para uma tarde divertida para as crianças internadas e seus responsáveis. O ambiente na pediatria ganhará também uma decoração especial, complementando a atmosfera temática e transportando os participantes para o clima do "Halloween".
Além dos enfeites, os colaboradores e as crianças vão receber fantasias para participar da brincadeira. "Vamos trabalhar o lado lúdico com todos os envolvidos, movimentando o ambiente e proporcionando momentos de integração, alegria e descontração", pontua Adriana Silva, gerente de atendimento do hospital.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade administrada pelo Einstein e que completou, em outubro, sete meses de funcionamento, demonstra, desde o início de sua operação, seu compromisso com o cuidado humanizado dos pacientes. "Ações como o Dia das Bruxas são oportunidades para que nossos pacientes se distraiam e tenham contato com outras crianças, o que torna sua estadia na unidade mais leve e agradável", destaca Roger Monteiro, diretor do Ortopédico.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 4 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.
Bahia discute iniciativas para ampliar acesso a especialistas com Ministério da Saúde, OPAS e Conass
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, reuniu-se nesta quarta-feira (30) com representantes do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) para propor novas iniciativas baianas ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). O encontro, realizado em Brasília, teve como objetivo alinhar estratégias para ampliar o acesso da população a médicos especialistas, reduzindo os tempos de espera para consultas e exames de alta complexidade.
O PMAE, lançado pelo Governo Federal neste ano, prioriza a realização de consultas e exames diagnósticos em um único local, inicialmente nas especialidades de cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, oncologia e ortopedia, com previsão de entrega dos resultados em até 60 dias. Em 2024, o programa contará com R$ 1 bilhão em investimentos federais para expandir a oferta de serviços e melhorar a qualidade do atendimento, reforçando o Sistema Único de Saúde (SUS).
Roberta Santana destacou as policlínicas regionais de saúde na Bahia como modelo de sucesso em atenção especializada. "As policlínicas têm transformado a saúde na Bahia, sendo responsáveis por mais de 7 milhões de atendimentos e atendendo 411 dos 417 municípios do estado. Elas são a prova de que uma estrutura regionalizada pode trazer eficiência e rapidez ao sistema, e esperamos contribuir para a expansão dessas práticas em nível nacional, além de fortalecer a rede assistencial com novas iniciativas", afirmou a secretária.
Atualmente, a Bahia conta com 26 policlínicas distribuídas pelo estado, levando atendimento especializado a diversas regiões. Em parceria com o Governo Federal, a primeira policlínica do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está em construção em Camaçari, reforçando a posição da Bahia como pioneira em inovações de saúde pública.
Planejamento
Serão elaborados nove planos de ação, um para cada macrorregião de Ssaúde, que serão validados pelos gestores municipais de cada território. Esses planos definirão o quantitativo de procedimentos a serem ofertados à população, detalhados por especialidade e por unidade de saúde, além de mapear os usuários que aguardam em fila de espera.
Bairro de São Caetano recebe serviços da Caravana de Direitos Humanos - Edição Especial Bahia Pela Paz
Na manhã desta sexta-feira (18), o bairro de São Caetano, em Salvador, recebeu a Caravana de Direitos Humanos - Edição Especial Bahia Pela Paz, levando diversos serviços de cidadania e inclusão social à comunidade. Entre os mais de mil atendimentos realizados durante o dia, estava Edilene Simone dos Santos, que aproveitou a proximidade da ação para garantir o Passe Livre para a filha Raíssa, de 16 anos, que possui deficiência.
A tentativa de obter o benefício pela internet não teve sucesso, e a oportunidade oferecida pela caravana facilitou o acesso aos direitos dela. "Sempre é bom lembrar que isso é um direito dela, e estou aqui para garantir isso", afirmou Edilene.
Glácia Ribeiro, moradora de São Caetano, destacou a importância de ter esses serviços disponíveis na própria comunidade. Desempregada e mãe de um bebê recém-nascido, Glácia conseguiu atualizar a carteira de identidade, que estava desatualizada desde 2016. "Foi um atendimento ótimo, eficaz e rápido. Poder resolver isso perto de casa é um grande benefício. E o documento é importante para tudo na vida, para conseguir um trabalho", contou.
Juliana Santos da Cruz, de 22 anos, também aproveitou a presença da caravana para buscar uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, através da intermediação do SineBahia. Ela está há mais de um ano sem emprego e, agora, tenta melhorar as condições de vida vendendo bijuterias. "Essa ação facilita o acesso, é uma oportunidade de abrir portas para quem precisa. Aqui, a gente não precisa de agendamento complicado, tudo está mais perto e ao alcance. É uma chance para quem quer trabalhar e ajudar em casa", relatou Juliana, que espera encontrar novas oportunidades com o cadastramento no SineBahia oferecido pela caravana.
Serviços oferecidos
Durante a caravana, que reúne diversas secretarias e órgãos dos governos do Estado e Federal, além do Judiciário, estão sendo disponibilizados serviços essenciais, como emissão de RG, certidões de nascimento e de casamento, cadastro para o Passe Livre Intermunicipal, emissão de Carteiras de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), orientações jurídicas, defesa do consumidor por meio do Procon, e serviços de assistência social e previdenciária, oferecidos em parceria com a Defensoria Pública. Além disso, foram promovidas oficinas culturais, palestras sobre mercado de trabalho, e atividades de lazer para as crianças da comunidade.
O secretário interino da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Raimundo Nascimento, ressaltou a importância de levar essas ações para mais perto das comunidades. "As edições especiais da Caravana que estamos realizando nos bairros de Salvador têm um caráter efetivo das relações que queremos estabelecer com as comunidades onde as ações do Bahia Pela Paz vão chegar primeiro, levando cidadania, promovendo direitos, garantindo acesso à justiça e a políticas públicas que possam contribuir para a mudança de cenários de violência e de violação de direitos", afirmou.
Trícia Calmon, superintendente de Direitos Humanos da SJDH, destacou o caráter inclusivo e adaptável das caravanas. "Já realizamos ações em mais de 40 municípios, além de cinco em Salvador. Em cada local, adaptamos as atividades conforme as necessidades da comunidade. A caravana tem a intenção de trazer para perto das populações mais vulneráveis, facilitando o acesso aos serviços que, muitas vezes, são difíceis de alcançar", explicou.
O coordenador das Juventudes, Nivaldo Millet, comentou sobre o engajamento dos jovens na iniciativa. "A nossa juventude não está habituada a recepcionar uma caravana como essa, para discutir, neste caso, ciência, tecnologia e inovação. Aqui, temos a oportunidade de socializar essa informação, traduzindo para o nosso povo, que não precisa ser gênio para ser cientista. Nada melhor do que colocar a juventude para dialogar com a própria juventude, elevando sua autoestima e mostrando que eles podem estar, no futuro, ocupando novos espaços", enfatizou.
As ações, que integram diversas secretarias, buscam não apenas prestar serviços, mas, também, fortalecer o vínculo entre a população e as políticas públicas oferecidas. A caravana visou à inclusão e ao fortalecimento comunitário, com atividades culturais e recreativas, como a oficina "Cultura Bahia Pela Paz" e atividades de lazer para crianças. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) marcou presença com a Oficina CrediAfro, voltada ao apoio a empreendedores negros, além de oferecer um espaço para denúncias de racismo e intolerância religiosa.
Programa Bahia Pela Paz
A Caravana de Direitos Humanos - Edição especial Bahia Pela Paz faz parte das ações do Programa Bahia pela Paz, instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de atender crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 12 e 29 anos, que vivem em contextos de vulnerabilidade social e econômica. Entre as metas estabelecidas, a partir da atuação nas comunidades, estão a prevenção e redução da violência letal contra a juventude negra; a modernização do sistema de segurança; o fortalecimento da polícia judiciária; a ampliação das redes de atenção psicossocial (Raps) para pessoas em contextos de vulnerabilidade; e a inclusão de egressos do sistema prisional.
Diversas secretarias de Estado integram o Bahia Pela Paz, sendo elas: Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Secretaria de Segurança Pública (SSP); Secretaria da Educação (SEC), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Secretaria de Saúde (Sesab); Secretaria do Planejamento (Seplan); Secretaria de Relações Institucionais (Serin); Secretaria de Cultura (Secult); e Casa Civil. Também compõem o programa órgãos do sistema de Justiça: Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA); bem como municípios e a sociedade civil organizada.
Feira Saúde Mais Perto realiza mais de 3,5 mil atendimentos em Monte Gordo
Realizada pelo Governo do Estado com o objetivo de levar atendimento de qualidade a todos os baianos, a Feira Saúde Mais Perto já ultrapassa 3,5 mil atendimentos em seu primeiro dia de itinerância no distrito de Monte Gordo, em Camaçari. Iniciada nesta sexta-feira (18), a ação segue até o sábado (19), a partir das 7h, no Colégio Estadual de Monte Gordo.
"Estamos ofertando uma gama de serviços e, dentre eles, os mais procurados foram os de exames de laboratório, ultrassonografias, eletrocardiogramas e emissão de documentos", informou o coordenador da Feira, Edvaldo Gomes. "Só nesse primeiro dia foram mais de 3,5 mil atendimentos realizados e a estimativa é que até o final a gente ultrapasse 8 mil atendimentos", acrescentou.
Durante a edição da Feira Saúde Mais Perto em Monte Gordo, os moradores de Camaçari e da região podem realizar procedimentos como ultrassonografia (várias modalidades), eletrocardiograma e cirurgias eletivas, além de ter acesso a laboratório de coleta, consultas com nutricionista, preventivo, odontologia completa e oftalmologia (consultas e cirurgias de catarata).
Para realizar os serviços é necessário apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e a solicitação médica (para ultrassom e serviços laboratoriais). Menores devem estar acompanhados por um responsável legal.
Após passar por Monte Gordo, a Feira Saúde Mais Perto beneficiará os moradores de Barra do Pojuca e região, nos dias 23 e 24 de outubro. Os atendimentos serão realizados a partir das 8h, no Colégio Estadual de Barra do Pojuca, localizado na Rua Elísio Neto. Durante a ação, serão oferecidas ultrassonografias, eletrocardiogramas, raio-x do tórax, exames laboratoriais e atendimento odontológico completo.
Importante ferramenta no processo de regionalização da saúde, a Feira Saúde Mais Perto é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Implementado pelo Governo do Estado em 2023, o projeto já ultrapassou 866 mil atendimentos em toda Bahia, sendo 530.119 apenas em 2024.
Feira Saúde Mais Perto leva exames e consultas para Barra do Pojuca
Com o objetivo de levar atendimento de qualidade para todas as regiões do Estado, a Feira Saúde Mais Perto chega a Barra do Pojuca, em Camaçari, nos dias 23 e 24 de outubro, com exames e consultas gratuitas.
Os atendimentos serão realizados a partir das 8h, no Colégio Estadual de Barra do Pojuca, localizado na Rua Elísio Neto. Durante a ação, moradores do município e da região poderão realizar ultrassonografias, eletrocardiogramas, raio-x do tórax, exames laboratoriais e atendimento odontológico completo.
Para ter acesso aos serviços é necessário apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e a solicitação médica (para ultrassom e serviços laboratoriais). Menores devem estar acompanhados por um responsável legal.
Importante ferramenta no processo de regionalização da saúde, a Feira Saúde Mais Perto é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Implementado pelo Governo do Estado em 2023, o projeto já ultrapassou 855 mil atendimentos em toda Bahia.
Sem ocorrência contra rede de ensino, colégios privados e estaduais seguem com as aulas nos bairros de Tancredo Neves e Cajazeiras
Sem registro de ocorrência contra rede de ensino, colégios privados e estaduais seguem com aulas nesta sexta-feira (18), nas regiões dos bairros de Tancredo Neves e Cajazeiras.
As Forças da Segurança ampliaram as ações preventivas e de inteligência contra grupos criminosos.
Informações sobre movimentações suspeitas podem ser repassadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).
Estado inaugura primeira central de atendimento inclusiva da Bahia
Em mais uma iniciativa para fortalecer as políticas de inclusão na Bahia, o Governo do Estado inaugurou a primeira Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira (27), no SAC do Shopping da Bahia, em Salvador. Trata-se de um espaço interinstitucional, com serviços dedicados a esse público e seus familiares, conforme critérios universais de acessibilidade e inclusão. A agenda fez parte do 'Setembro Verde' – mês de luta do segmento por condições de vida sem limites de qualquer natureza.
Com investimento de R$ 123,3 mil, a central é resultado de uma articulação entre as secretarias estaduais de Administração (Saeb) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). "Esse espaço tem um papel fundamental porque concentra um conjunto de serviços que são direcionados para as pessoas com deficiência, com qualidade e conforto. A nossa intenção é ampliar para outros SACs da capital e todos os territórios de identidade do Estado da Bahia", avaliou o secretário interino da SJDH, Raimundo Nascimento.
O atendimento conta, por exemplo, com intermediação (física ou virtual) de intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais. Desse modo, as pessoas com deficiência auditiva encontram apoio de um profissional de Libras para se comunicar em todos os atendimentos. "Temos também uma sala de convivência, uma sala de apoio onde, por exemplo, as pessoas com espectro autista poderão ser atendidas de uma forma diferenciada. Um serviço que será fundamental para iniciarmos um projeto de expansão por todo o Estado", destacou Alexandre Baroni, superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
Serão oferecidos os seguintes serviços: informações sobre programas esportivos, eventos voltados ao público PcD e realização de pré-inscrições em programas como 'Núcleo de Esportes de Lutas'; intermediação para o trabalho e solicitação de seguro-desemprego; informações sobre Banca Especial e Junta Médica do Detran; orientação sobre isenção de impostos; emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e do Passe Livre, dentre outros.
O aposentado Joaquim Brandão Reis, 73, pessoa com deficiência física, aprovou a iniciativa. Ele teve poliomielite e perdeu totalmente os movimentos dos membros inferiores e do lado direito do braço. "É um serviço que faltava aqui na Bahia, porque nós PcDs ficávamos perdidos sem saber onde nos dirigirmos para resolver alguns problemas que nós temos. Qualquer serviço que, porventura, eu sentir a necessidade de ser ajudado e ser direcionado, agora saberei onde encontrar", sinalizou.
Estão disponíveis no SAC, serviços realizados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), Superintendência dos Desportos (Sudesb); da Fazenda (Sefaz); do Detran; do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Secretaria da Saúde (Sesab), por meio do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), que coordenou uma sensibilização e capacitação da equipe para atendimento às pessoas com deficiência.
Setembro Verde
Em 2023, o governador Jerônimo Rodrigues sancionou a Lei de nº 14.560/23, que institui o 'Setembro Verde'. O objetivo é intensificar, nesse mês, a divulgação e promoção de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, bem como sensibilizar a população quanto à relevância da inclusão social desse segmento no estado. A iniciativa é alusiva ao 21 de Setembro - Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, data importante para dar visibilidade à temática e propor reflexão nos diversos setores da sociedade sobre a prática de ações efetivas para a promoção da equidade, do respeito e de oportunidades para esse grupo populacional.
Caminhada no Farol da Barra encerra programação do 'Setembro Verde', neste domingo (29)
Uma caminhada no Farol da Barra, em Salvador, neste domingo (29), encerrará a campanha "Setembro Verde", promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para incentivar a doação de órgãos. O evento acontece a partir das 8h.
Durante todo o mês, a equipe do Sistema Estadual de Transplante realizou uma série de atividades com vistas a mobilizar a população baiana sobre a importância da doação. Foram caminhadas, mobilizações em rodoviárias, hospitais, clínicas de hemodiálise, dentre outros locais de grande circulação de pessoas na capital e no interior do Estado.
Regina Vasconcelos, coordenadora da Central Estadual de Transplantes, explica que ações dessa natureza visam sensibilizar as pessoas para mostrá-las que só com a ajuda da população será possível diminuir a fila do transplante, que hoje possui mais de 3.500 pacientes na Bahia. "Não estamos falando apenas de números, mas de pessoas cheias de sonhos que estão à espera de uma oportunidade", pontua.
Uma dessas pessoas é Cilene Amaral dos Santos, cujo desejo é ver o neto crescer e entrar na faculdade. "Mas para isso eu sei que eu preciso de um transplante de rim, eu preciso contar com a solidariedade das pessoas, pois aqui nesta máquina é difícil, né?", ponderou a paciente, que realiza hemodiálise três vezes na semana no Hospital Geral Roberto Santos.
Coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o médico Eraldo Moura alerta sobre a recusa familiar, que hoje gira em torno de 65%.
Cenário da doação de órgãos na Bahia
Este ano, de janeiro a agosto, o Estado realizou 677 captações entre órgãos e tecidos (córneas), o que representa um crescimento de aproximadamente 20% em relação ao mesmo período de 2023. Em 2024, o número de transplantes também cresceu, passando de 702 para 737.
No entanto, de um ano para o outro, houve um aumento considerável de pacientes na lista de espera por um novo órgão, tendo saído de 2. 979 para 3.555 pacientes. Somente aguardando por um rim, a fila já soma 1.908 pessoas.