Quinta-feira, 23rd Janeiro 2020
11:10:15pm
O Jornal da Cidade

O Jornal da Cidade

O distrito de Monte Gordo está em festa. É que menos de 24 horas após o prefeito Elinaldo Araújo ter inaugurado o Multicentro de Saúde, no Shopping Guarajuba, e de ter assinado a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Pronto Atendimento (PA) do Distrito Sanitário da localidade, teve início nesta sexta-feira (17/1) a tradicional festa em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis. Esta é a segunda lavagem do ciclo de festa populares do verão de Camaçari em 2020.

A parte sagrada das festividades foi marcada pelas manifestações de religiosidade, dos fiéis, ao santo católico, o que se configura num momento de glória para a comunidade de Monte Gordo. Com um percurso de cerca de três quilômetros, com saída das imediações da praça central de Guarajuba, o cortejo religioso contou com a participação de baianas, grupos culturais, fanfarras e grupos de sopro e percussão, que animaram todo o trajeto. A culminância da festa foi a lavagem das escadarias da Igreja Matriz, localizada em frente ao mercado municipal.

A pé e com muita fé e devoção, o prefeito Elinaldo Araújo, que esteve o tempo todo acompanhado da primeira-dama Ivana Paula, participou da procissão, pelas ruas estreitas da localidade, ao lado do povo. Na oportunidade, ele aproveitou para dizer que o momento não é de fazer política, mas sim de reverenciar e manter viva as tradições populares nas comunidades. O chefe do Executivo municipal agradeceu e pediu bênçãos a São Francisco de Assis para Camaçari, para seguir sua jornada como gestor da cidade e para os camaçarienses. “Me orgulho em comemorar que Monte Gordo hoje é um novo lugar e são visíveis as melhorias nas áreas da educação, iluminação pública, infraestrutura, saúde, social, entre outros setores”, destacou.

A felicidade estava estampada no rosto dos veranistas, turistas, moradores e fiéis. Os comerciantes da localidade também estavam comemorando a realização da festa no local. Como é o caso do casal Maria Pereira e Édson Santos, 36 e 30 anos respectivamente. Com dois filhos e a espera do terceiro, eles disseram que nesses quatro dias vão aproveitar para fazer uma graninha extra para ajudar na compra do enxoval.

Logo após a lavagem das escadarias da igreja, teve início a parte profana da festa com o samba raiz do grupo Samba na Praça, que se apresentou no espaço montado na Praça Conselheiro Rafael Vieira. As comemorações seguem no sábado (18/1), com apresentação de diversos artistas. A partir das 15h, acontece o desfile do Bloco Coco Manga – Samba Comunidade. À noite, a partir das 19h, se apresentam Amantes do Samba, Diogo e Lana, Sobepoeira, e Kaelzinho.

No domingo (19/1), a festa começa a partir das 18h, com apresentação do Grupo Simpatia, Bond Black, Pietro Villares, e uma das bandas mais esperadas da festa, É o Tchan. Na segunda-feira (20/1), a partir das 20h, ocorre o tradicional Baile dos Coroas, a animação fica por conta das bandas Movimento Bom, Edmundo e Edmilson, e Brazilian Boys.

A lavagem de Monte Gordo é realizada pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio das secretarias do Governo (Segov), dos Serviços Públicos (Sesp), da Cultura (Secult), do Turismo (Setur), da Prefeitura Avançada da Costa, e conta com apoio de diversos órgãos municipais.

 
Fonte: Ascom/PMC
Próximo das praia, em praças e nas principais vias de acesso aos equipamentos de lazer da Costa de Camaçari, banheiros modernos e mais resistentes estão sendo instalados para atender moradores e turistas. Fabricados em inox, com chapa de carbono, os banheiros são os mais funcionais de sua categoria, proporcionando um design moderno e adaptável para diferentes tipos de ambiente. Com 2.50 de largura e 1.80 de comprimento, os módulos também atendem pessoas com deficiência e estão sendo instalados em áreas de fácil acesso. A gestão dos novos banheiros será através de contrato com uma empresa especializada, que ficará responsável pela manutenção periódica e reposição de itens de higiene como sabão líquido, papel higiênico e toalhas de papel. Internamente, os banheiros contam ainda com equipamentos antivandalismo: os botões da torneira e descarga são embutidos e as cubas e os vasos sanitários são feitos de aço para garantir uma maior vida útil. Os módulos estão sendo instalados em áreas públicas, com iluminação e maior densidade de movimentação. Além da utilidade para os frequentadores das praias e praças da Costa, os banheiros também foram pensados como infraestrutura turística, seguindo o modelo já utilizado em várias capitais do país. “A escolha desse formato seguiu um entendimento de oferecer um melhor serviço para a população e também garantir condições de higiene nos pontos turísticos da Costa de Camaçari. É uma preocupação da gestão em oferecer um equipamento de qualidade, que também demanda da população o cuidado para conservação”, destaca o secretário de Turismo, Gilvan Souza. A instalação já teve início em Jauá e Guarajuba e segue para as comunidades de Vila de Abrantes, Arembepe, Barra do Jacuípe e Itacimirim. A contratação dos novos módulos segue a determinação do prefeito Elinaldo Araújo, para requalificação, ordenamento e infraestrutura da Costa de Camaçari. Os equipamentos e serviços de manutenção foram contratados pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), com orientação e acompanhamento da Secretaria de Turismo (Setur).

As localidades de Monte Gordo e Vila de Abrantes irão homenagear São Francisco de Assis e São Sebastião, respectivamente, neste fim de semana. Em Monte Gordo, a festa começa na sexta-feira (17/1), com a tradicional lavagem, a partir das 9h. O percurso do cortejo religioso conta com três quilômetros até a Igreja Matriz, em frente à feirinha da localidade.

Após a lavagem, as comemorações seguem com o samba raiz do grupo Samba na Praça, na Praça do Mercado. Já no sábado (18/1), a partir das 19h, diversos artistas se apresentarão, dando início a parte profana que segue até a segunda (20/1).

Já em Vila de Abrantes, a lavagem se inicia no sábado (18/1), a partir das 9h, e se estende até o domingo (19/1) com a parte profana. O festejo ao padroeiro do distrito é precedido por um tríduo, que é celebrado na Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na Praça da Matriz. Os shows musicais acontecem no espaço de eventos da Fonte da Caixa, ao lado do Campo Nery Nunes, conhecido como Tudão. A programação conta com diversas bandas locais e regionais, além de desfile de bloco.

Em ambas as lavagens, baianas, fanfarras e grupos de sopro e percussão acompanham fiéis e turistas na caminhada que exalta o padroeiro de cada localidade. As lavagens de Monte Gordo e Vila de Abrantes são uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Governo (Segov), dos Serviços Públicos (Sesp), de Cultura (Secult), de Turismo (Setur), Prefeitura Avançada da Costa, e apoio de órgãos municipais.

Confira abaixo a programação de cada localidade:

MONTE GORDO

Sexta – 17.1

9h: Cortejo com baianas e grupos culturais

13h: Samba na Praça

Sábado – 18.1

15h: Bloco Coco Manga

19h: Amantes do Samba

Diogo e Lana

Sobepoeira

Kaelzinho

Domingo – 19.1

18h: Grupo Simpatia

Banda Black

Pietro Villares

É o Tchan

Segunda – 20.1

20h: Movimento Bom

Edmundo e Edmilson

Brazilian Boys

VILA DE ABRANTES

Sábado – 18.1

9h: Cortejo com baianas e grupos culturais

15h: Bloco Cantinho Sunset

19h: Marcos Freitas

Bruno Almeida

Teteu e Banda

Lá Fúria

Amantes do Samba

Domingo – 19.1

14h: Bloco Lefo Lefo

18h: Zene e Lucas

Dan Hills

Beat Brasil

Luanzinho Moraes

 

Fonte: Ascom/PMC

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que há espaço para reajustar o salário mínimo de forma a recompor a inflação do ano passado.

“Eu vou encontrar com o Paulo Guedes agora à tarde. Eu acho que tem brecha para a gente atender”, disse Bolsonaro a jornalistas ao deixar o Palácio da Alvorada, argumentando que dezembro registrou inflação “atípica” por conta da alta da carne.

Questionado se a ideia seria ao menos recompor a inflação, Bolsonaro confirmou: “A ideia é no mínimo isso aí... apesar de ser pouco o aumento, 4, 5 reais, tem que recompor”.

No último dia de 2019, o presidente assinou medida provisória estabelecendo o salário mínimo em 1.039,00 reais para 2020, um reajuste de 4,1%. No entanto, a inflação do ano passado medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 4,48%, segundo divulgado pelo IBGE no início de janeiro.

O governo estima que para cada aumento de 1 real no salário mínimo as despesas com benefícios da Previdência, abono e seguro desemprego e benefícios de prestação continuada da Lei Orgânica de Assistência Social e da Renda Mensal Vitalícia se elevam em 2020 em aproximadamente 355,5 milhões de reais.

Portaria do Ministério da Economia publicada no Diário Oficial nesta terça-feira já estabeleceu aumento de 4,48% nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Bolsonaro também disse na entrevista concedida no Alvorada que deve tratar, na conversa com Guedes, das reformas tributária e administrativa, e acrescentou que a intenção é construir propostas que possam ser aprovada pelo Congresso “sem muito atrito”.

“O Congresso, no meu entender, está bastante consciente disso. Acredito que não teremos dificuldade se apresentarmos uma boa proposta”, afirmou.

Sobre a sanção do Orçamento para 2020, que tem sido cercada de polêmica por conta dos recursos destinados a fundo para financiamento de campanhas eleitorais, o presidente afirmou que irá assiná-lo “no limite” do prazo de 15 dias úteis.

O cantor Victor Chaves, da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado em primeira instância por agredir à mulher em 2017.

Segundo informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ele foi condenado a cumprir pena de 18 dias de prisão no regime aberto. O cumprimento foi fixado para o dia 29 de novembro. Ele recorreu da decisão na última semana e o caso seguiu para o Ministério Público de Minas Gerais.

Foi somada a pena o pagamento de R$ 20 mil por danos morais causados à vítima, que ele pague as custas do processo e ainda foi dado o benefício do ‘so surcis’, que suspende a pena por dois anos de forma condicional.

À época, Poliana Bagatini Chaves registrou um boletim de ocorrência contra o cantor sob a acusação dele a ter agredido. Ela relatou que o fato ocorreu no prédio que moravam, no bairro Luxembrugo, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os relatos dão conta que ela foi jogada no chão e recebeu alguns chutes. Bagatini estava grávida do segundo filho do ex-casal. Vídeos chegaram a ser divulgados e foram usados no processo.

O cantor foi indiciado pela Polícia Civil de Minas em 2017 e desde então se afastou da mídia e do trabalho com Léo. Na época ele era apresentador do ‘The Voice Kids’, da TV Globo. Yahoo! entrou em contato com a assessoria, mas até a publicação não houve um retorno do cantor.

Curtindo férias, Bruna Lombardi resolveu compartilhar uma mensagem para motivar seus seguidores, com um texto desejando um bom de fim de semana aos fãs. Mas o que chamou a atenção mesmo foi a boa forma da atriz de 67 anos, que publicou uma foto de biquíni e colecionou elogios no Instagram.

“Momento delícia de férias... O verão tá poderoso nesse começo de ano, e nossa rede felicidade continua a mil pra você curtir ótimas matérias”, escreveu na rede social.

“Um lindo finde pra você descansar, relaxar, fazer o que gosta, viajando ou em casa ou até trabalhando. Tenha muitos momentos gostosos. Você merece”, concluiu a artista.

O recado de Bruna, chamada de “maravilhosa” à exaustão, gerou respostas positivas nos comentários. “Você é uma inspiração, em todos os sentidos. Linda, de corpo e alma”, disse uma admiradora.

“Nossa, o tempo não incomoda essa beldade. Simplesmente fantástica, belíssima!”, opinou outro.

“Eu acho que Bruna tem o segredo da juventude e não compartilha”, brincou um terceiro.

Depois de 50 anos convivendo com o risco de deslizamento de terra no fundo da casa onde criou os quatro filhos, Dona Joana Rocha vai poder dormir tranquila no próximo período de chuvas intensas. Na manhã desta terça-feira (14), ela presenciou a inauguração de duas geomantas aplicadas em encostas na Rua das Andorinhas, onde mora desde 1970, e na 2ª Travessa Botafogo, ambas na Baixa do Manu, em Pernambués. As intervenções foram entregues à comunidade pelo prefeito em exercício de Salvador, Bruno Reis.

Também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis reafirmou o compromisso da atual gestão com ações preventivas para dar segurança às famílias que vivem perto de áreas de risco. “Salvador tem uma geografia irregular, com 45% da sua população morando em regiões de baixo, médio ou alto risco. Mas a nossa gestão vem enfrentando esse problema. Já passamos da casa das 186 geomantas aplicadas. E temos mais de 100 áreas protegidas com obras definitivas de contenção de encostas na capital baiana”, afirmou.

De acordo com o prefeito em exercício de Salvador, em Pernambués, na Rua das Andorinhas, a geomanta aplicada protege uma área de 841 metros quadrados. Na 2ª Travessa Botafogo, a tecnologia foi instalada sobre uma encosta de 430 metros quadrados. Com investimento de aproximadamente R$ 180 mil, as intervenções irão beneficiar mais de 150 famílias, cujas casas foram construídas nas imediações de uma região com elevado risco de deslizamento de terra.

A administração municipal, segundo Bruno Reis, vai continuar a investir no programa de proteção de encostas em Salvador. “Vamos seguir o ano de 2020 fazendo novas obras. O prefeito já autorizou os recursos para a execução de mais geomantas, que estão sendo selecionadas conforme o alto grau de risco. Assim, a cidade vai avançando e preparando melhor a sua infraestrutura urbana”, frisou, ao lado do vereador Sérgio Nogueira e dos secretários de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Rogéria Santos.

O voo ucraniano que caiu logo após deixar Teerã, capital do Irã, foi derrubado por um sistema de bateria antiaérea dos iranianos. As informações são da Newsweek, que afirma ter tido confirmações de fontes do Pentágono, de oficial da inteligência norte-americana e de fontes da inteligência do Iraque.

As informações sobre os mísseis iranianos foram também confirmadas pela rede de televisão CBS. No voo atingido estavam 176 pessoas que morreram, incluindo um total de 63 canadenses.

Os três oficiais que falaram à Newsweek afirmam não poder falar publicamente sobre o assunto. A publicação, no entanto, garante que eles afirmam se tratar de um Tor-M1, sistema construído na Rússia e conhecido pela Tan como Gaunlet.

Ainda de acordo com a publicação norte-americana, a fonte vinda do Pentágono afirma que a avaliação do órgão militar norte-americano é de que o incidente ocorreu de maneira acidental. Segundo ele, provavelmente aeronaves antiaéreas do Irã estavam ativas após ataques com mísseis no país.

Como as informações não são oficiais, outros cenários para o incidente continuam sendo investigados. Entre eles, uma colisão com um veículo aéreo não tripulado ou até um não identificado. Os especialistas não descartam ainda falha de funcionamento técnico e até mesmo um ataque terrorista.

 

Estela (Letícia Lima) e Álvaro (Irandhir Santos) transaram pela primeira vez em ‘Amor de Mãe’ no capítulo exibido na noite desta quarta-feira (8). A cena, porém, chamou a atenção dos telespectadores e repercutiu bastante nas redes sociais.

Muitos acharam engraçado o fato de Estela ter dado uma lambida na careca de Álvaro bem na hora H! A personagem tinha um caso com Raul (Murilo Benício) e acabou no escanteio depois que o empresário se apaixonou por Érica (Nanda Costa).

Já Álvaro sempre se mostrou apaixonado por Verena (Maria), com quem teve um filho recentemente. Porém, foi só a moça ficar no resguardo e sem tesão para transar que o milionário buscou prazer em um sexo selvagem com Estela!

A treta de MC Mirella e a dançarina Kut Kut está indo longe demais! Depois de acreditar que a funkeira mandou algumas indiretas em publicações do Instagram, Kut Kut publicou uma foto íntima com o namorado da cantora. No clique, Dynho Alves aparece com as mãos nos seios da bailarina.


MC Mirella não gostou do “afronte”. Ela revelou que já sabia do envolvimento dos dois no passado e ainda chamou a dançarina de ingrata. “Já te ajudei quando você estava precisando. Fiz corrente de ajuda pra ajudar você. Quem te estendeu a mão, te depositou um dinheiro pra ajudar seu filho? Sobre Dynho ter me traído com você, meu amor, acorda desse sono profundo”, disparou a artista.

De acordo com Mirella, Dynho só ficou com a dançarina quando ainda era solteiro, mas agora sente vergonha de ter se envolvido com uma pessoa que está se aproveitando disso para ganhar mídia. “Não fico rendendo muito porque ela é digna de pena (...) Eu tenho minha carreira, levanto cedo e trabalho. Se você fosse tão boa assim, meu amor, você estaria no meu lugar”, completou Mirella.

Kut Kut, por sua vez, garantiu que ficou com Dynho duas vezes e uma delas foi quando Mirella já namorava o rapaz. Ela também afirmou que o dinheiro que recebeu da cantora foi em troca de uma informação. Na época, Mirella queria descobrir qual foi a última vez que seu namorado ficou com a cantora Tainá Costa.

Revoltada com a dançarina, a funkeira negou a versão dela. “Virou detetive para eu dar dinheiro para ela? A pessoa inventa cada coisa. Que informação ela ia me vender? Só se fosse informação falsa. O que ela sabe da vida do cara? Ela era um lanchinho dele e agora quer ficar se aparecendo. Não tenho paciência. Tem que rir de um negócio desse”, finalizou.

Pagina 1 de 88